Você é uma pessoa estranha

As pessoas são estranhas. Eu sou estranho, confesso. Na verdade, você também é. É estranho que uma pessoa ame da forma que você ama. Não.. eu não sou estranho. Eu sou normal. O normal das pessoas é a contradição, algo que é propriamente humano. Somos e não somos, queremos e não queremos. E você, ao menos nesse sentido, não se contradiz.

Você ama, e ama com tamanha intensidade e exatidão. Você não se enquadra nesse mar de gente normal, essa gama de pessoas contraditórias e que não percebe, muitas vezes, que suas ações de agora não condizem com as passadas. Pessoas que, como eu, sentem profundamente, mas só até o final do dia. Pessoas que se comprometem com um mundo melhor mas já desistem antes mesmo de tentar fazer valerem seus ideais.

Você vive em uma sociedade na qual as pessoas anulam a si mesmas nas ações cotidianas, onde pregam palavras como ‘amor’ e ‘gratidão’, mas fingem não ver mendigos na rua e não perdem a oportunidade de se dar bem com a desgraça alheia. Nessa sociedade, quem se entrega por um amor parece necessariamente sofrer.

Você sofre. É um alguém dissociado de seu contexto, é um ser que não consegue se adaptar e nem entender o que leva as pessoas a amarem em um dia e, no outro, esquecerem sequer daquilo o que provocou nelas tamanha sensação. É uma pessoa que, de tantas caídas e quebras na autoestima, aprendeu a ver beleza na própria tristeza…

E isso te faz incrível, mesmo. Afinal, mesmo com essa dor arraigada no peito, você entende que a vida é uma busca incessante e com um caminho tortuoso. Você sabe que a entrega de corpo e alma a algo não faz de você uma pessoa boba, mas determinada e confiante. Você aprendeu, com a vida e com a própria experiência, que um mundo melhor depende do quanto você consegue depositar o melhor de si mesma em algo que faça todo sentido e tenha infinito valor em sua vida.

Sim, você é uma pessoa estranha. Mas é o estranho que faz a diferença.
Obrigado por existir.

Mestrando em Filosofia (PUCRS). Produzo vídeos de divulgação filosófica no Youtube. Inscreva-se: http://youtube.com/alyssonaugusto

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store