Se você está insatisfeito, é porque você é humano

Acreditar poder ter feito mais é o que nos faz humanos

De todos os meus problemas eu não consigo caracterizar um maior do que minha dificuldade em gerenciar minha vida. Todas dicas sobre procrastinação e produtividade dificilmente “pegam” em mim, por mais que eu insista nelas.

Nunca sei se trata-se de um problema individual, um certo “desvio” ou se, na verdade, a forma que lido com compromissos e diferentes pressões é mais-que-comum na maioria dos humanos.

De toda forma, talvez o que nos cause insatisfação e frustração esteja, acima de tudo, nas projeções que fazemos sobre COMO acreditamos que nossa vida deveria ser.

Pense em você mesmo: você está, em termos de produtividade e execução de projetos/planos, satisfeito, ou gostaria de fazer mais e mais e mais?

Provavelmente você gostaria de ser ainda mais produtivo e compromissado com seus projetos e sonhos, mas o quão realmente você NÃO é?

O que quero dizer é que, independente do seu estado atual de responsabilidade e adequação aos seus projetos, você inevitavelmente, SEMPRE, vai acreditar que poderia ter feito mais, que poderia SER mais, ser MELHOR.

Nossa autoestima e entusiasmo sempre tendem a se estabilizar, nunca estando eternamente num pico de satisfação nem de insatisfação.

Pesquisas já mostraram que um cadeirante pobre tem a mesma quantidade de felicidade média que um ganhador da loteria, logo é comum que acabemos, independente de nosso estado atual, querendo ter mais e mais a fim de atingir aquele êxtase do sucesso, típico de um vencedor da mega-sena (até o momento em que essa vitória deixa de ser uma novidade para ser uma rotina).

Portanto, saiba que se você está insatisfeito com sua situação, não é porque você não faz o suficiente. É bem provável que você faça, na verdade.

Se você está insatisfeito, é porque você é humano. Cabe, portanto, entender a si mesmo, e aceitar que satisfação extasiante nunca foi e nunca será a regra, pois seu papel é o de Norte em nossa vida, aquilo o que nos move.

Mestrando em Filosofia (PUCRS). Produzo vídeos de divulgação filosófica no Youtube. Inscreva-se: http://youtube.com/alyssonaugusto