PRESÍDIOS PRIVADOS: Falcatrua ou Solução?

Sim, sou eu.

2017 mal começou e o Brasil já foi abalado por uma rebelião na Penitenciária Anísio Jobim, em Manaus, que deixou um saldo de 56 detentos mortos e 180 foragidos. Trata-se do maior massacre do sistema prisional do Amazonas.

E… bom, isso tá gerando muita discussão referente a uma suposta briga de facções, mas também tá servindo de mote pra gente debater que tipo de sistema prisional queremos pro Brasil. Afinal, a gestão da penitenciária em questão é privada, e como há um grande drama no Brasil quanto à iniciativa privada tomar as rédeas de coisas públicas, não apenas há cidadãos culpando a iniciativa privada pelo desastre, como principalmente o próprio ministro da justiça, Alexandre de Moraes, está tentando aliviar a barra do Estado, amenizando sua responsabilidade.

Na tentativa de encontrar soluções, visando contribuir por mais gestões melhores, trago no vídeo uma proposta sobre como seria viável e benéfica a atuação da iniciativa privada no sistema carcerário brasileiro, por meio de PPPs (Parceria Público-Privada), indo para além da mera terceirização de serviços específicos.

Espero que possamos todos refletir juntos e, com isso, descobrir caminhos ainda melhores para que o Brasil torne-se mais humanitário e eficiente.

Mestrando em Filosofia (PUCRS). Produzo vídeos de divulgação filosófica no Youtube. Inscreva-se: http://youtube.com/alyssonaugusto

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store