Leões comem carne, então eu também posso

Leões comem carne, então por que eu não posso?

Essa é uma pergunta que eu sempre ouço enquanto vegano e, apesar de ser verdade que leões e alguns outros animais de fato comem carne para sobreviver, muito mais animais são herbívoros do que carnívoros no reino animal.

Mas qual é exatamente a relevância disso?

Assista ao vídeo:

Afinal, certos animais na selva também estupram e matam uns aos outros.

Isso faz com que matar e estuprar seja moralmente justificável para nós, humanos?

Leões também já foram vistos matando seus próprios filhotes, então seria moral matarmos nossas crianças?

Esses são apenas alguns exemplos que mostram como as ações e comportamentos de animais selvagens não são uma boa base para a moralidade humana.

Ter que explicar isso é engraçado porque “comer animais” é talvez a única situação em que tentamos justificar as ações humanas com base nas ações de animais selvagens, julgando a partir daí o que nós deveríamos ou não estar fazendo.

Sendo humanos, possuímos uma coisa chamada ‘Agência Moral’, que outros animais, selvagens, não possuem.

Agência Moral basicamente se refere ao fato de termos a habilidade de agir conforme uma noção de certo e errado, e, principalmente, significa que podemos ser responsabilizados pelas decisões que tomamos.

Isso quer dizer que quando temos a opção de comprar uma coisa que causa crueldade a animais e uma que não causa, nossa responsabilidade moral e nossa Agência Moral nos obrigam a escolher a opção que causa a menor quantidade de sofrimento.

Animais selvagens que matam por necessidade não têm Agência Moral, o que significa que não podem ser responsabilizados por suas ações.

O mais importante é que eu usei a palavra ‘necessidade’.

Animais na natureza que matam e comem outros animais o fazem porque precisam disso para sobreviver.

Nós humanos não temos que matar e comer animais para sobreviver; inclusive, fazer isso nos causa toda uma série de doenças e ainda nos mata.

Porque não há necessidade de fazermos isso, isso não pode ser moralmente justificável e certamente não pode ser moralmente justificável por aquilo que um leão faz.

Pessoas em nossa sociedade se opõem a coisas como lutas entre cachorros porque são desnecessárias e são vistas como feitas por prazer ou para ganho próprio.

O que temos que entender é que comer animais também é desnecessário e também é feito para ganho próprio e por prazer.

Nós só consumimos esses produtos porque gostamos do sabor ou porque fomos ensinados que deveríamos fazer isso.

Não porque temos que fazer isso, porque não há uma necessidade.

Então, inerentemente, no que diz respeito à moral, não há diferença entre lutas de cachorros, touradas, caça ou comer animais.

Tudo isso é completamente desnecessário e causa dor, sofrimento e medo a outros animais.

Quando nós vamos ao supermercado e compramos peito de frango ou qualquer outro produto de origem animal que seja, nós não fazemos isso porque temos que sobreviver.

Nós fazemos isso por nossas próprias razões egoístas, porque achamos prazeroso.

Animais selvagens matam uns aos outros porque precisam para sobreviver, o fazem por necessidade.

Nós não temos uma desculpa.

Nós pagamos pessoas para matar animais porque achamos prazeroso comer os corpos e secreções deles.

Então, não. A desculpa ‘animais comem outros animais’ não fornece uma justificativa para você pagar alguém para assassinar um animal sem necessidade.

Confira a Playlist “Argumentos Contra o Veganismo”: https://youtube.com/playlist?list=PLOLphrszCZYQyxr4uAg7CKl5Q7idcGdhC

Mestrando em Filosofia (PUCRS). Produzo vídeos de divulgação filosófica no Youtube. Inscreva-se: http://youtube.com/alyssonaugusto

Mestrando em Filosofia (PUCRS). Produzo vídeos de divulgação filosófica no Youtube. Inscreva-se: http://youtube.com/alyssonaugusto