Falhamos enquanto democracia? | Moro e a presunção de inocência

“Nem tudo são narrativas, há uma verdade objetiva, essa verdade é alcançável por mais que não consigamos ser perfeitamente imparciais, e a forma de se aproximar de tal verdade é por meio do comportamento prudencial coletivo.”

Assista ao vídeo abaixo:

Comentário do Leandro Cardoso Bellato sobre o caso:

O Alysson Augusto me procurou com um texto onde ele defende a PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA , usando os recentes casos de histeria midiática (Neymar e Moro), citando Jesus e Sócrates como condenados por multidões. Depois de uns ajustes, eu mesmo editei pro site da LiHS. No texto, Alysson chega a sugerir que Moro é culpado e, sendo este o caso, deveria ser punido.

Adivinha como interpretaram o texto? Óbvio, “LiHS passando pano pro Moro”. Um texto que NÃO É sobre Moro, que defende Greenwald, que abre falando do Neymar, que se presta a defender o devido processo legal (aquele que talvez Moro tenha violado e, então, estaria apto a ser punido), presunção de inocência e objetividade.

É isso que dá convencer os outros de que tudo é disputa de narrativas e de que é urgente “escolher um lado” : obnubila o entendimento. O texto escrito pelo Alysson critica EXATAMENTE esta postura, denuncia o nonsense deste “apriorismo” na condenação ou absolvição deste ou daquele com base em filiação tribal e defende uma forma objetiva, parcimoniosa e prudente de avaliar as questões para se obter justiça.

Acabou que, involuntariamente, o Alysson demonstrou a necessidade de sua crítica ao me procurar pra divulgar o texto (o que o atrasou em uns três dias) : porque obteve EXATAMENTE o comportamento criticado como resposta do público.

Post do Leandro: https://www.facebook.com/leandro.cardosobellato/posts/2563035163720154

Para apoiar o trabalho que tenho feito, acesse padrim.com.br/alysson e escolha sua forma de investimento.

Mestrando em Filosofia (PUCRS). Produzo vídeos de divulgação filosófica no Youtube. Inscreva-se: http://youtube.com/alyssonaugusto

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store