Defender o livre-mercado é defender a teoria da evolução?

Por um liberalismo científico.

Estive assistindo a uma palestra do filósofo estadunidense Daniel Dennett, em que ele faz alusão aos “memes” (não os de internet, os de Dawkins) para explicar a “evolução cultural”, mostrando que a visão darwiniana sobre como se desenvolve a vida vai muito além das questões biológicas — culturas, linguagens e mesmo artefatos contém/são “memes” (algo como genes) e seu desenvolvimento histórico, em forma de replicação, mutação e seleção natural, pode ser explicado facilmente por esta perspectiva evolucionista.

Não sei se já escreveram sobre, mas isso me deu vontade de escrever uma tese ousada com essa pegada, só que para além da nossa biologia e da cultura.

Se a perspectiva evolucionária compreende o Todo da realidade, e essa “progressão memética” é uma espécie de lei, replicando o que já existe de forma extremamente fidedigna (sobrevivência) mas permitindo alterações para a existência de novas coisas melhores e piores (mutação/adaptação), selecionando assim as melhores em detrimento das piores (seleção natural), o que isso pode dizer sobre o mercado? Aliás, o quão bem isso pode fundamentar uma defesa científica do livre-mercado?

Ora, liberais costumam dizer que um mercado desimpedido atua justamente permitindo o sucesso dos mais adaptados e o fracasso dos que não se adaptam — e que o Estado contraria essa “lei natural” ao manter vivos aqueles que deveriam morrer nesse estado natural de concorrência. Liberais falam em “eficiência” e em “valor”, que aqui podem ser traduzidos por “sobrevivência” e “adaptação”. Sobreviver é fazer a roda girar para lucrar e pagar as contas. Adaptar-se é perceber as demandas e corresponder a elas; e ambas são coisas naturalíssimas no mercado.

Vendo as coisas nesse sentido, fica a pergunta: seria a defesa do livre-mercado uma defesa da teoria da evolução, para além da biologia e da cultura? É pra se pensar.

Mestrando em Filosofia (PUCRS). Produzo vídeos de divulgação filosófica no Youtube. Inscreva-se: http://youtube.com/alyssonaugusto

Mestrando em Filosofia (PUCRS). Produzo vídeos de divulgação filosófica no Youtube. Inscreva-se: http://youtube.com/alyssonaugusto