Capitalismo e a Era Digital

Não só o capitalismo (malvadão para alguns, naturalmente humano para outros) tem se mostrado um ótimo sistema social/econômico propulsor de pequenas e grandes iniciativas humanas — sejam elas benéficas ou não.

A era digital está aí, mais do que nunca, para salientar o fato de que todo ser humano funciona por incentivos. Sim, fato, pois se tem algo que funciona tanto em economia quanto na vida é um bom sistema de recompensas.

E a recompensa nesta Era Cibernética é uma “curtida”, uma “retuitada”, um compartilhamento. Não basta o alcance — a máxima de que toda publicidade, mesmo negativa, é boa, não leva em conta o ego humano -, é preciso dar o “joinha”, deixar um comentário elogiando, fazer com que as pessoas prestem atenção em você e, sobretudo, foquem não exatamente no que você está dizendo, mas em você, este que é QUEM está dizendo.

Capitalismo Pós-Modernista de Era Digital é isso aí: tudo o que importa é afagar a própria subjetividade, emitindo opiniões como moeda de troca por uma constante validação de suas certezas sobre qualquer, qualquer mesmo, assunto.

E não se engane: É a sua curtida que sustenta isso.

Mestrando em Filosofia (PUCRS). Produzo vídeos de divulgação filosófica no Youtube. Inscreva-se: http://youtube.com/alyssonaugusto

Mestrando em Filosofia (PUCRS). Produzo vídeos de divulgação filosófica no Youtube. Inscreva-se: http://youtube.com/alyssonaugusto