Admita, você não sabe debater

▬ Affinity Magazine ▬

Este texto foi originalmente postado em meu perfil no Steemit, uma plataforma que remunera o criador pelo seu conteúdo, confira:

Envolva-se em qualquer discussão na internet que instigue opiniões tão opostas — dado seu status polêmico — e, em pouco tempo, você poderá se perguntar: será que sabemos mesmo debater?

Não importa o que você ache sobre quais seriam os parâmetros aceitáveis para se ter um bom debate. Durante qualquer debate que fomente nossas mais primitivas emoções, temos por certo (ou por uma sutil inclinação, ou por um desejo declarado) nosso interesse de mostrar que, sim, temos razão.

Afinal, qual seria a graça de despendermos nosso tão precioso tempo e nossa tão raquítica energia diária com alguém com o qual não compartilhamos opiniões parecidas, nem mesmo uma intimidade amistosa? Por que — você pode querer saber — alguém tão repleto de razão como você deveria rebaixar sua atenção a alguém cujas opiniões são tão torpes e descabidas de verdade?

Certamente você não tem interesse algum em perder um debate para esse tipo de pessoa, não é mesmo?

Pois deixa eu te contar uma coisa: não existe isso de “perder um debate”. Se você sente que foi “derrotado” ao debater com alguém sobre algum assunto, você definitivamente não reconhece as virtudes próprias de um debate propriamente dito.

Debater não é digladiar, argumentativamente, com as pessoas de visões opostas. Debater é dar espaço para que aquelas novas ideias (que você nunca viu ou não relevou) encontrem-se com aquelas com as quais você concorda. Debater é a ponte pela qual a possibilidade de sermos sábios, reconhecendo nossos erros e validando nossos acertos, percorre e nos permite a sabedoria.

Se você sente que “perdeu um debate”, você está errado. O que você perdeu foi o espírito de um debatedor genuíno, aquele que se utiliza da razão, da honestidade intelectual e de seus conhecimentos da forma mais virtuosa possível: reconhecendo o que há de errado em si mesmo.

E nada menos virtuoso que declarar-se ao lado da verdade antes mesmo de se dar a oportunidade de testá-la sobre si mesmo.

Mestrando em Filosofia (PUCRS). Produzo vídeos de divulgação filosófica no Youtube. Inscreva-se: http://youtube.com/alyssonaugusto

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store