A era digital, embora nos possibilite um amplo acesso à informação e contato com pessoas tão diferentes de nós, também parece fadar qualquer desses contatos a clubismos, com pessoas se fechando em bolhas juntamente a outras pessoas que pensam de forma igual.

É isso que vejo quando alguém para de te seguir ou te bloqueia ou te exclui, por exemplo. Falta maturidade para lidarmos com os diferentes e, principalmente, com o contraditório. Pode ser uma boa perder 20 amigos ao expressar uma opinião, e dessa forma ganhar outros 200 que concordam com você, mas não vejo outra coisa aí se não mais um processo de clubismo.

Infelizmente, é o que vejo a maioria das pessoas que acompanho aqui no Facebook fazerem quando confrontadas com opiniões divergentes das suas. Mil desculpas se você é uma dessas pessoas, mas você precisa levar a vida virtual como vida em sociedade, também. Aceite a existência do diferente, não se feche em bolhas, cresça.

Mestrando em Filosofia (PUCRS). Produzo vídeos de divulgação filosófica no Youtube. Inscreva-se: http://youtube.com/alyssonaugusto

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store