“Somos onívoros, você viu nossos dentes caninos? Somos projetados para comer carne, os veganos estão negando a nossa natureza”.

Muitas pessoas usam o fato de sermos onívoros e possuir dentes caninos como uma justificativa para comer animais, e que de alguma forma se tornar vegano seria ir contra a nossa natureza… Mas será que isso é realmente verdade?

Assista ao vídeo:

Para começar, o argumento de que “somos projetados para comer carne” é bastante curioso, já que muitas pessoas realmente acreditam que comer produtos animais é essencial para nossa nutrição, algo que precisamos para sermos “fortes e saudáveis”, e…


Leões comem carne, então por que eu não posso?

Essa é uma pergunta que eu sempre ouço enquanto vegano e, apesar de ser verdade que leões e alguns outros animais de fato comem carne para sobreviver, muito mais animais são herbívoros do que carnívoros no reino animal.

Mas qual é exatamente a relevância disso?

Assista ao vídeo:

Afinal, certos animais na selva também estupram e matam uns aos outros.

Isso faz com que matar e estuprar seja moralmente justificável para nós, humanos?

Leões também já foram vistos matando seus próprios filhotes, então seria moral matarmos nossas crianças?

Esses são…


Por que os veganos não se preocupam com os direitos das plantas? Afinal, elas também são seres vivos. Plantas sentem dor.

“Veganos matam plantas.”

Assista ao vídeo:

Isso é algo que eu ouço o tempo todo. É engraçado porque antes de me tornar vegano, nunca pensei que as plantas sentissem dor ou que tivessem a capacidade de sofrer.

Mas, desde que me tornei vegano, é algo que me dizem quase todo dia.

Em primeiro lugar, se formos conferir o que a ciência tem a dizer, plantas são criaturas vivas, mas não são criaturas sencientes. Em regra, para ser senciente…


O Festival de Yulin começou mais uma vez. Nele, milhares de cães e gatos são abatidos a cada edição. Mas precisamos lembrar que, por aqui, o Festival de Yulin também é uma realidade.

Assista ao vídeo abaixo e entenda o Festival.

O festival de Yulin começou mais uma vez. Nele, milhares de cães e gatos são abatidos a cada edição.

Esses animais são presos ao redor do pescoço com ganchos de metal e arrastados em gaiolas. Eles são espancados ou esfaqueados no pescoço ou na virilha para serem “sangrados”. Também costumam ser enforcados e tostados com maçaricos. Há denúncias…


Em 2006, as Nações Unidas declararam que o setor pecuário surge como um dos dois ou três principais contribuintes para os problemas ambientais mais sérios em todas as escalas, de local a global.

As descobertas deste relatório sugerem que ele deve ser um importante foco de política ao lidar com problemas de degradação da terra, mudança climática e poluição do ar, escassez e poluição da água e perda de biodiversidade.

E quatro anos depois, eles alertaram que uma mudança global em direção a uma dieta vegana é vital para salvar o mundo da fome, combater a pobreza e os piores…


E se todo mundo parasse de comer carne, e o mundo virasse vegano? Pra onde que iriam os animais?

Este conteúdo faz parte de uma série de vídeos sobre argumentos contra veganismo. Confira abaixo o vídeo contendo o argumento de que comer animais faz parte da cultura e tradição humanas, e por isso estaria moralmente justificado.

O que aconteceria com todos os animais se todos nós virássemos veganos? Eles superpovoariam, ou nós teríamos que matá-los e descartar seus corpos?

Este é um argumento muito usado pra justificar não ser vegano, e é um argumento muito interessante porque, à primeira…


É parte da cultura e tradição humanas matar e comer animais, mas que algo seja tradicional ou cultural justifica que seja feito?

Este conteúdo faz parte de uma série de vídeos sobre argumentos contra veganismo. Confira abaixo o vídeo contendo o argumento de que comer animais faz parte da cultura e tradição humanas, e por isso estaria moralmente justificado.

Nós temos comido animais por centenas de anos.

Essa afirmação pode até estar correta e o consumo de produtos animais de fato pode estar enraizado em nossa cultura e em nossas tradições, mas isso torna moralmente justificável matar e comer…


Essa simples medida pode impactar empresas de todo o Brasil as fazendo levar o sofrimento dos animais a sério. E você não precisa deixar de comer carne para reconhecer isso.

Assista ao vídeo e entenda.

Se preferir, leia a transcrição do vídeo abaixo.

Responsabilidade Social e Bem-estar animal: pequenas medidas, muito menos sofrimento

Se você se preocupa em ajudar os animais ao mesmo tempo em que paga para que matem eles para você comer, fique tranquilo porque hoje eu não vou tentar convencer você a deixar de consumir carne animal;

pelo contrário, se você é cliente da indústria de proteína animal, é principalmente com você que quero falar. Sim…


Entenda o que é o PL 318/2021 e por que recomendamos que você acesse a votação (https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2269715) e selecione a opção “Discordo totalmente”

Entenda tudo neste vídeo que fiz explicando o que está por trás do PL 318/2021 de autoria do Deputado Federal Paulo Bengtson (PTB-PA).

Manobra política quer legalizar crueldade contra animais no Brasil

Este PL “Declarara a Criação de animais Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”. Para vê-lo na integra acesse: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1961781&filename=PL+318/2021

NÃO DEIXE QUE A CRUELDADE CONTRA ANIMAIS SEJA LEGALIZADA

🚩 VOTE “Discordo totalmente”: https://www.bit.ly/pl318

O PL 318/2021 é um projeto de lei que tenta fazer um malabarismo político para blindar todo processo de denúncia sobre crueldade contra animais. Se esse PL for aprovado, o art. 225 da Constituição, que veda crueldade contra animais, não poderá ser utilizado para defender animais de qualquer exploração que seja compreendida como…


Vegano Periférico é um documentário da Habitante Filmes, dirigido por Rauany Farias e distribuído pela Mídia Ninja. O doc é baseado no trabalho feito pelos irmãos Eduardo e Leonardo Luvizetto, que mantêm o instagram @veganoperiferico.

O propósito do documentário fica bem claro ao final dele, que encerra com a mensagem de que é possível você ser vegano sendo de uma classe social mais baixa.

“Só isso que a gente tenta fazer até hoje: mostrar que é possível você ser trabalhador, você pegar busão, você viver na periferia ou em outro lugar, mesmo sendo muito pobre, ser um funcionário e ser…

Alysson Augusto

Mestrando em Filosofia (PUCRS). Produzo vídeos de divulgação filosófica no Youtube. Inscreva-se: http://youtube.com/alyssonaugusto

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store